sexta-feira, 25 de maio de 2007

Uma experiência emocionante

Gente, estão vendo essa imagem? Deixa apresentar a Samantha, menina Down , de 14 anos, que mora em Cataguases, Minas Gerais. Com ela, Andrea Toledo, minha amiga e colega , professora blogueira , responsável pela Biblioteca Digital do Instituto Francisco de Souza Peixoto e Renan, que também trabalha lá. No canto esquerdo, eu mesma. Capturei essa imagem do Skype, ferramenta que usei para me comunicar com eles. Através de Andrea, conheci Samantha, que frequenta a biblioteca digital, a qual faz um trabalho maravilhoso com ela. Andrea está inserindo Samantha no mundo digital , até orkut ela tem. Estava eu aqui participando do fórum sobre a inclusão quando Andrea me chamou, dizendo que iria me colocar em contato com ela. Inicialmente ficou inibida, mas não demorou, era toda prosa. Combinamos novo encontro para semana que vem, no dia em que ela retornará ao instituto. Através dessa experiência concreta estou vivendo momentos emocionantes.

10 comentários:

Sindy disse...

Marli amiga! Se fiquei emocionada com seu relato, imagina você que está vivenciando tudo isso!!! Que oportunidade maravilhosa de poder conhecer e entender a realidade destas pessoas que não são excluídas só da escola... E parabéns para a Andrea que está possibilitando o acesso ao mundo virtual a Samantha.
Estou aprendendo muito nesse espaço!
Abraços

Marli Fiorentin disse...

Obrigada por participar e divulgar. Ainda precisamos caminhar para que todos entendam que podem ser sujeitos ativos no processo da educação e na interação.

Andrea Toledo disse...

Ei, Marli! Só você mesma para nos mostrar que na simplicidade podemos aprender tanto e colaborar com o aprendizado de uma pessoa tão querida.
Samantha é literalmente tudo de bom. Toda sexta tenho histórias para contar na hora do almoço em minha casa. Ela é uma figuraça!! Sem contar os beijos e abraços que ganhamos que realmente não dá para explicar e infelizmente você está um pouco longe para ganhá-lo. Quem sabe com o avanço das tecnologias???!!!!rsrs
Estamos mesmo promovendo a inclusão digital de Samantha. A danadinha já tem Orkut, email, adora navegar na Internet. Suas preferências atuais são o Big Brother(já um pouco ultrapassado) e a banda Calypso (acho que é assim que se escreve). Às vezes não quer saber de nada, diz que está cansada e quer só bater papo.
Mas, em todos os momentos os ganhos são enormes para todos. Eu, Renan, Samantha e a turma de informática da qual ela faz parte somos privilegiados.
beijo grande, da amiga de sempre.
Andrea

Fernandoantonio disse...

Marli, definitivamente, o assunto inclusão tomou conta da minha mente e do meu coração...nunca me emocionei tanto... tanto preparando minha atividade ou conhecendo os trabalhos dos colegas... o seu então...excedeu!!!
Minha mulher, que é professora na APAE-Muriaé ficou emocionada (ficamos) com o trabalho do seu grupo.
Felicidades!!!!
Fernando
http://www.meucolegio.com/aristidesindex.htm

Anônimo disse...

Olá Marli!você adorou a Samantha né?haha!mais eu estou na sua frente tá,faço aula de informatica com ela,e a adoro!Conheci a Samantha esse ano e ela e super alto astral, alegre e muito engraçada.Essa menina tem até namorado você sabia?ela é apaixonada pelo Renan. e eu sou a pivô desse romance,já ajudei a samantha a mandar recadinhos apaixonados para ele!sou um verdadeiro cupido não acha,ha!fui eu tambem quem a ajudou a mandar uma menssagem ao calypso(uma banda que ela gosta)Bom fiz uma nova amiga e espero ser amiga dessa menina tão especial por bom tempo,pois ela e show!
Rafaela
visita meu blog!comecei agora!

Anônimo disse...

Oi Marli, eu sou Douglas amigo da Samantha. Faço aula de informática com ela aqui no Instituto.
Parabéns, por esse projeto maravilhoso, por que você está mostrando para as pessoas que que tem down é uma pessoa normal como a Samantha.
Há Samantha não dá para falar dela, porque se não irei ter que fica digitando o dia inteiro por que ela vale ouro. Espero que nossa amizade dure por muito tempo.

Marli Fiorentin disse...

Oi Douglas e Rafaela!
Quie bacana vocês participarem aqui do blog. Parabéns por esse coração de ouro que vocês têm. E tem uma coisa. Eu sabia que a Samantha está "namorando" o Renan. Ela fez questão de me contar pelo skype. rsrsrsrs... Cuidem bem dela! Rafaela, cadê o link do teu blog? Manda aí, linda! Beijos!

Aprendendo a Viver com As Diferenças :D disse...

Pow sinceramente nunca pensei q poderia me envolver tanto cum issu tudo, cada dia que passa tento me informar mais sobre crianças com down e issu so aumenta mais minha curiosidade.
naum consigo imaginar como possa ter pessoas com tal preconceito chegando a discriminar essa pessoas especiais e maravilhosas, gostaria muito de poder entrar em contato cum um de vcs que tem essa realidade mais proximas de vcs
obrigada Dayane

Cristina Amorim disse...

Prezadas Marli e Prof. Andrea,
Meu nome é Cris, moro em Itapeva/SP e recentemente me voluntariei na APAE de minha cidade. Irei dar aulas de informática e estou em busca de orientações e dicas de programas que devo utilizar. Meus pupilos nunca tiveram contato com um computador, então teremos que começar do beabá.

Vcs podem me dar alguma dica?
Um abraço e PARABENS pelo trabalho lindissimo que realizam.

Corpo Saudável disse...

Que lindo, prof Andrea. Tenho uma amiga que acabou de ter uma filha com SD e ela está descobrindo dia a dia a delícia de ter uma filha diferente, mas não menos especial, inclusive ela está voltando ao corpo normal após a gravides e fala disso aqui.

Normal é ser diferente.

Normal é ser diferente.