terça-feira, 8 de maio de 2007

E agora? Você está grávida de um Down. Então...


Bem vindo à Holanda!

Freqüentemente me pedem para descrever a experiência de dar luz uma criança portadora de necessidades especiais. Eu diria assim: Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias para a Itália. Você compra um monte de guias e faz planos maravilhosos: o Coliseu, o Davi de Michelangelo, as gôndolas em Veneza... Você até aprende algumas frases em italiano. É tudo muito excitante. Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia. Você arruma as malas e embarca. Algumas horas depois, você aterrisa. O comissário de bordo chega e diz: "Bem-vindo à Holanda!". Holanda? - diz você. O que quer dizer com Holanda? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu quis conhecer a Itália! Mas houve uma mudança no plano de vôo. Eles aterrisaram na Holanda e é lá que você deve ficar. O mais importante é que eles não levaram você para um lugar horrível e desagradável, com sujeira, fome e doença. É apenas um lugar diferente. Você precisa sair e comprar outros guias. Deve aprender uma nova língua e irá encontrar pessoas que jamais imaginara. É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor. Começa a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrandt e Van Gogh. Mas, todos os que você conhece estão indo e vindo da Itália, comentando a temporada maravilhosa que passaram lá. Por toda a sua vida você dirá: Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado. A dor que isso causa, nunca, nunca irá embora, porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa. No entanto, se passar toda a vida remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca você estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais existentes na Holanda.
Fonte: Revista Missão Jovem/Nº:203 /Pág.12/agosto/2001

2 comentários:

Alex Sanders Bogado disse...

Olá, Marli e todos,

Gostei muito do texto bem vindo a Holanda.
Achei bem interessante a metáfora que foi utilizada.
Realmente o sentimento da família neste momento é singular e a comparação foi muito legal.
Abraços

Unknown disse...

Parabéns pelo texto...o que desejo acrescentar, é que estou no outro país não planejado... mas acreditem, é lindo e possível de viver nele feliz! As melhores lições de vida, de superação, de amor, de que valeu a pena e vale a pena vem desse mundo que poucos tem acesso...
Consegui criar Bárbara e não a Síndrome de Down que possuí...acreditem, é possível chegar lá! Viver em dois países continuar sendo feliz... mas tem que ter muito amor... e esse amor... encontro em minha Bárbara, razão e orgulho da nossa família.

Normal é ser diferente.

Normal é ser diferente.